quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Sexo ainda é tabu ?!


Não podia deixar de vos contar uma experiência recente que me deixou simultâneamente surpresa e revoltada.
Pedi autorização a um hospital público para uma recolha de dados sobre sexualidade. O pedido foi à comissão de ética que o censurou e negou devido ao tema alegando ter "questões éticamente reprováveis". A questão no centro da polémica foi apenas uma, que dava como opções de resposta entre outras: sexo oral e sexo anal. Isto foi visto como uma aberração,como uma heresia, como se estivesse a falar de algo do outro mundo ou demoníaco...
Devo dizer-vos que, além da nega, não foram nada éticos comigo!!!
Vim para casa meia parva sem saber o que pensar e o que fazer, tentando organizar ideias...
Acho uma hipócrisia de todo o tamanho o estado tentar indtroduzir a educação sexual no plano curricular, dos ensinos básico e secundário, e não permitir que uma investigação sobre os hábitos sexuais e formas de viver a sexualidade dos portugueses seja feita numa instituição pública.
Creio que fui mais uma vez vítima de um sistema preconceituoso, que muitas vezes começa de cima. Sexo ainda é tabu para muita e boa gente e até para muitos dos profissionais de saúde que deveriam ser os primeiros defensores e educadores sexuais.
Não é por esconderem a cabeça em baixo da terra (como a avestruz) que as coisas deixam de acontecer. Se o sexo existe e é uma faceta importante da vida das pessoas é preciso estudá-lo, compreende-lo e ajudar as pessoas a ter mais e melhor sexo (sempre com segurança e se possível com Amor). Já vi casamentos acabarem por falta de sexo, já vi pessoas solteiras internadas psiquiatricamente por falta de sexo, já vi adolescentes grávidas porque nunca ninguém lhes tinha falado de sexo. Ainda há muita ignorância em relação à sexualidade(embora haja quem defenda que não) porque sexo ainda é tabu, as pessoas têm vergonha de falar de sexo, de perguntar, de reconhecer e depois admitir que têm um problema, de explorar novas posições, de fazer surpresas...enfim têm medo de assumir a sua sexualidade.
Sou uma acérrima defensora da sexualidade porque conheço as potencialidades deste elixir da juventude, da alegria, da boa disposição e do Amor.
Enquanto me for dado o poder de escrever e o dom de Amar continuarei a proclamar os benefícios da sexualidade saudável para terminar de uma vez por todas com este maldito tabu que trás tanta gente presa à infelicidade, a medos e a pudores.

Sem comentários: